Medicina Dentária

Medicina Dentária

Clínica Dentária

Prevenimos, diagnosticamos e tratamos de dentes, gengivas e a mucosa oral. Prestamos uma variedade de tratamentos dentários, tais como: implantes, prótese fixa, ortodontia, odontopediatria, estética, branqueamento e endodontia.

ORTODONTIA

A Ortodontia é a especialidade da medicina dentária que se dedica ao estudo e tratamento dos problemas ou irregularidades dentárias e faciais.

Atualmente, através de técnicas inovadoras e pouco invasivas como aparelhos dentários, a
Ortodontia permite corrigir os problemas de mau posicionamento dos dentes naturais e problemas de desenvolvimento dos maxilares em qualquer faixa etária ou fase de crescimento.

Inclusivamente, é já possível através de sistemas de
aparelhos dentários “invisíveis” realizar tratamentos ortodônticos com uma elevada eficácia, sem que isso prejudique a sua atividade profissional ou social diária.

ENDODONTIA

A Endodontia é a Área da Medicina Dentária que se dedica ao tratamento dos problemas que afetam a polpa dentária, ou a porção nervosa dos dentes naturais.

Em situações onde a cárie já afetou a polpa dentária, que se traduz pela típica dor aguda ou pelo abcesso dentário, o tratamento endodôntico permite solucionar estes problemas através da eliminação das bactérias que afetaram a polpa e do preenchimento do interior do dente com um material próprio, que permite a eliminação da infeção existente, e a devolução da saúde do dente em causa.

REABILITAÇÃO

A Estética e Reabilitação Oral é o campo da Medicina Dentária onde se planifica e executam reabilitações de toda a dentição devolvendo a Estética perdida e a função mastigatória normal. Muitas vezes, socorre-se de várias áreas da Medicina Dentária em casos mais complexos, de maneira a proporcionar ao paciente um resultado final altamente previsível e duradouro.

Atualmente, é possível previsualizar o resultado que o paciente poderá esperar no final do tratamento, através de uma maquete que se confeciona e permite avaliar quais as mudanças esperadas no final do tratamento reabilitador.

IMPLANTOLOGIA

A implantologia é a área da Medicina Dentária que se dedica à substituição de dentes perdidos através de implantes dentários.
Os implantes dentários são raízes artificiais compostos por titânio tratado, que após se ancorarem no tecido ósseo dos maxilares permitem suportar dentes ou próteses totais/parciais, devolvendo a função estética e mastigatória da dentição natural original.

Atualmente, o tratamento com implantes é o melhor meio para substituição de dentes perdidos, com uma relação custo-benefício quase ideal para o paciente.

Procura
implantes dentários em Benfica, Lisboa? contacte a nossa clínica dentária!

HIGIENE ORAL

A consulta de Higiene Oral tem como objetivo educar, promover e prevenir doenças orais e problemas da cavidade oral.
As visitas regulares à consulta de Higiene Oral são um factor não só determinante na manutenção dos seus dentes, assim como na obtenção de um sorriso mais bonito e saudável ao longo do tempo.

É realizado um diagnóstico oral para rastreio de cáries, doenças das gengivas e diagnóstico de outros problemas que possa apresentar. É também feita a remoção de tártaro, placa bacteriana através de destartarizações, alisamentos radiculares e também o polimento e jacteamento com partículas de bicarbonato para a eliminação de manchas superficiais. A Higiene Oral abrange ainda a aplicação de selantes de fissuras em crianças, flúor de alta concentração, produtos que diminuem a sensibilidade dentária, branqueamentos e a manutenção de reabilitações suportadas por implantes.

BRANQUEAMENTO DENTÁRIO

O branqueamento dentário é um processo de eliminação de manchas e descoloração controlada para os seus dentes, que conta com a aplicação de um gel de forma a torná-los mais brancos. As gengivas e os dentes são protegidos, aplicando-se de seguida um feixe de luz para acelerar o processo de branqueamento.

PRÓTESES FIXAS E REMOVÍVEL

É a área da medicina dentária que se ocupa da restauração e manutenção da função oral pela substituição de dentes perdidos e estruturas por aparelhos ou próteses.

Os dentes de substituição poderão ser
próteses fixas ou removíveis consoante a situação clínica e a vontade do próprio paciente.

Nos dias de hoje, os sistemas de
próteses mais modernos utilizam tecnologia de ponta, através de sistemas totalmente cerâmicos, extremamente resistentes e com uma estética quase perfeita.

CIRURGIA ORAL

A Cirurgia Oral é a área da Medicina Dentária responsável por todos os actos cirúrgicos relacionados com as extrações de dentes que apresentem impossibilidade de manutenção da cavidade oral, nomeadamente dentes com cáries muito extensas e não restauráveis, dentes em suporte ósseo, dentes inclusos, entre outros.

É também responsabilidade da Cirurgia Oral, o diagnóstico de lesões da cabeça e pescoço, como sejam os quistos ou tumores, que tenham envolvimento com as estruturas da cavidade oral

ODONTOPEDIATRIA

A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária que estuda e promove a saúde oral infantil. Tem como principal objectivo a manutenção e o acompanhamento de uma dentição saudável até que os pequenos pacientes cheguem à idade adulta, prevenindo portando graves implicações que possam advir no futuro.

A Odontopediatria utiliza ainda técnicas de abordagem ao paciente que eliminam qualquer medo ou fobia, pois a criança encara o tratamento dentário como uma experiência divertida e animada.

PERIODONTOLOGIA

A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento dos problemas dos tecidos gengivais da cavidade oral.
Existem bactérias na cavidade oral que podem desencadear uma infeção chamada doença periodontal, que dá origem à perda dos tecidos de suporte dos dentes naturais (gengiva e osso) e que podem levar inclusivamente à perda dos dentes.

Se notar mau gosto ou mau cheiro (halitose), se notar que as suas gengivas apresentam uma cor alterada ou se sangrarem com facilidade, ou que os dentes apresentam mobilidade, é possível que esteja a sofrer de doença periodontal. Nestes casos particulares, recomenda-se a visita ao seu Médico Dentista para que o possa aconselhar e propor o melhor tratamento para a resolução dos seus problemas de gengivas.

OCLUSÃO

A Oclusão é área da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento dos problemas relacionados com um encaixe incorreto dos dentes dos maxilares, quer sejam problemas derivados com os músculos da mastigação ou articulações responsáveis pelos movimentos dos maxilares durante a sua função normal.

Em muitos casos, os problemas de oclusão manifestam-se através de sintomas que podem ser confundidos com dor de ouvido, ou dores de cabeça, ou até dores musculares na zona do pescoço ou zona cervical da coluna vertebral

Share by: